INSTITUTO  BIOLÓGICO 

                                                                                                                                IB

 

       

          O Instituto Biológico (IB) atua nas áreas de sanidade animal, sanidade vegetal, proteção ambiental e pragas urbanas. É vinculado a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
     

          É referência em pesquisa e diagnóstico das doenças de equinos, bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e aves de postura e de corte, das pragas e doenças das diferentes cadeias produtivas agrícolas, além das pragas de criações zootécnicas, dos produtos armazenados e daquelas que ocorrem no ecossistema urbano.

     

          Fundado em 1927, o IB conta hoje com sua sede no município de São Paulo, além de laboratórios em oito municípios do interior do estado: Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Votuporanga, Araçatuba, Descalvado, Bastos e Pindamonhangaba, sendo que, neste último, abriga o único laboratório do país que atua na área de sanidade apícola.

     

          Com vários laboratórios acreditados na norma ISO/IEC 17025, participa de Programas Nacionais do Ministério de Agricultura e Abastecimento (MAPA) e realiza diagnósticos oficiais para a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

     

          Possui o único laboratório autorizado pelo MAPA, que fabrica antígenos para a brucelose e tuberculose. Com seu parque de equipamentos moderno, tem pessoal capacitado para o desenvolvimento de novos insumos para a área animal.

     

          No Programa de inovação e transferência de tecnologia em controle biológico (PROBIO), o IB promove a transferência de tecnologia e inovação na área de controle biológico, através de ações voltadas a geração de conhecimentos e prestação de serviços.
     

          Para mais informações, consulte http://www.biologico.agricultura.sp.gov.br