IN SITU 

 

Descrição da empresa

          A In Situ é uma startup da área da saúde que utiliza a terapia celular como ferramenta para a regeneração tecidual, mais especificamente para o tratamento de feridas complexas e queimaduras graves.

 

Equipe

          Carolina Caliari, fundadora da In Situ Terapia Celular, é doutora em imunologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Carolina trabalhou nos últimos 15 anos em pesquisas em torno da aplicação das células-tronco mesenquimais em diversas feridas de pele, incluindo feridas crônicas e queimaduras graves.

          Adriana Manfiolli, sócia, é doutora em bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Adriana possui ampla experiência na gestão de projetos nas áreas de bioquímica e biologia molecular. Atualmente é sócia e pesquisadora na In Situ Terapia celular, sendo responsável pelo desenvolvimento de novos produtos.

          Pedro Xavier Rodrigues Massaguer, sócio. Psicólogo e administrador de empresas, mestre e doutor pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica – UNICAMP, especialista em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios – FGV.

          Juliana Magro Ribeiro. Pesquisadora. Mestre pelo Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Responsável pelo desenvolvimento do projeto: Validação técnica de constructo reconstrutor gengival bioimpresso à base de células mesenquimais ou vesículas extracelulares em scaffold de ácido hialurônico.

 

 Descrição do produto

          A In Situ utiliza a terapia celular como ferramenta para promover a regeneração tecidual, nesse sentido nosso primeiro produto é o Biocurativo 3D, nesse biocurtaivo usamos a técnica de bioimpressão 3D para associar células mesenquimais a uma matriz visando o recobrimento inteligente das lesões. O biocurativo 3D encontra-se em fase de teste clínico.

          O segundo produto desenvolvido pela In Situ, é uma pomada que tem como ativo vesículas extracelulares. Essas vesículas são obtidas a partir da reciclagem do processo de produção do biocurativo 3D e por apresentarem tamanho muito pequeno, são capazes de penetrar nas camadas da pele.

          O terceiro produto, ainda em fase inicial de desenvolvimento, é um bioenxerto focado na regeneração gengival.

          Por se tratarem de produtos diferentes, com clientes distintos, imaginamos diferentes modelos de negócios para os produtos desenvolvidos pela In Situ. O biocurativo 3D será entregue via hospitais, já a pomada configurará um produto de prateleira podendo ser vendida em farmácias em geral. Já o bioenxerto, tem como foco clínicas odontológicas.

 

Parceiros

          Somos uma empresa com DNA USP. Atualmente, nossos principais parceiros para o desenvolvimento de produtos são a Fundação Hemocentro e o Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

          Somos incubados no Supera Parque Tecnológico, que nos apoia nos mais diversos sentidos e onde possuímos nosso laboratório de P&D.

          Além disso, contamos com o apoio constante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP que garantiu o suporte inicial para desenvolvimento dos nossos produtos e da Pluris Aceleradora, onde obtivemos nosso primeiro investimento privado.