IN SITU
Descrição da empresa
A In Situ é uma startup da área da saúde que utiliza a terapia celular como ferramenta para a regeneração tecidual, mais especificamente para o tratamento de feridas complexas e queimaduras graves.
Equipe
Carolina Caliari, fundadora da In Situ Terapia Celular, é doutora em imunologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Carolina trabalhou nos últimos 15 anos em pesquisas em torno da aplicação das células-tronco mesenquimais em diversas feridas de pele, incluindo feridas crônicas e queimaduras graves.
Adriana Manfiolli, sócia, é doutora em bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Adriana possui ampla experiência na gestão de projetos nas áreas de bioquímica e biologia molecular. Atualmente é sócia e pesquisadora na In Situ Terapia celular, sendo responsável pelo desenvolvimento de novos produtos.
Pedro Xavier Rodrigues Massaguer, sócio. Psicólogo e administrador de empresas, mestre e doutor pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica – UNICAMP, especialista em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios – FGV.
Juliana Magro Ribeiro. Pesquisadora. Mestre pelo Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Responsável pelo desenvolvimento do projeto: Validação técnica de constructo reconstrutor gengival bioimpresso à base de células mesenquimais ou vesículas extracelulares em scaffold de ácido hialurônico.
Descrição do produto
A In Situ utiliza a terapia celular como ferramenta para promover a regeneração tecidual, nesse sentido nosso primeiro produto é o Biocurativo 3D, nesse biocurtaivo usamos a técnica de bioimpressão 3D para associar células mesenquimais a uma matriz visando o recobrimento inteligente das lesões. O biocurativo 3D encontra-se em fase de teste clínico.
O segundo produto desenvolvido pela In Situ, é uma pomada que tem como ativo vesículas extracelulares. Essas vesículas são obtidas a partir da reciclagem do processo de produção do biocurativo 3D e por apresentarem tamanho muito pequeno, são capazes de penetrar nas camadas da pele.
O terceiro produto, ainda em fase inicial de desenvolvimento, é um bioenxerto focado na regeneração gengival.
Por se tratarem de produtos diferentes, com clientes distintos, imaginamos diferentes modelos de negócios para os produtos desenvolvidos pela In Situ. O biocurativo 3D será entregue via hospitais, já a pomada configurará um produto de prateleira podendo ser vendida em farmácias em geral. Já o bioenxerto, tem como foco clínicas odontológicas.
Parceiros
Somos uma empresa com DNA USP. Atualmente, nossos principais parceiros para o desenvolvimento de produtos são a Fundação Hemocentro e o Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Somos incubados no Supera Parque Tecnológico, que nos apoia nos mais diversos sentidos e onde possuímos nosso laboratório de P&D.
Além disso, contamos com o apoio constante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP que garantiu o suporte inicial para desenvolvimento dos nossos produtos e da Pluris Aceleradora, onde obtivemos nosso primeiro investimento privado.