OS NOSSOS TREINAMENTOS
Queremos atender as demandas dos diversos participantes dos Ecossistemas. Vamos realizar quatro tipos de cursos: o treinamento de empreendedores, o treinamento de mentores, o treinamento de pesquisadores/inovadores das Universidades, Institutos de Pesquisa e Empresa e a capacitação das equipes das startups.
Toda a programação será feita virtualmente.
Curso 1: Capacitação de empreendedores
Público Alvo:
- Empreendedores e Inovadores que querem criar novas empresas inovadoras.
- Antigos empresários interessados em criar novas empresas e voltar ao mercado de trabalho.
- Alunos das Universidades que querem transferir o resultado das suas pesquisas acadêmicas para o setor produtivo, através de uma startup.
- Pessoal de P&D das Empresas existentes, que querem criar startups a partir dos seus desenvolvimentos interno (intrepreneurs).
O curso será uma apresentação da metodologia do i-Corps , feita em 4 aulas, durante um mês. Este treinamento é uma introdução ao curso “Como criar a sua startup”, a ser oferecido para equipes interessadas em criar sua startup com sua ideia já definida.
Duração:
O curso terá 12 horas de duração, organizados em quatro módulos de três horas por semana. Cada módulo terá duas horas de aula e uma hora de consultoria para grupos.
Descrição do conteúdo:
Semana 1 – As metodologias do Business Model Canvas e do Customer Development. Como escolher a sua Ideia.
Semana 2 – Empreendedorismo baseado em evidências: como fazer entrevistas e ajustar o seu canvas em função do resultado das entrevistas com os clientes.
Semana 3 – Como criar a sua startup e chegar ao ajuste Produto x Mercado.
Semana 4 – Como financiar a criação e desenvolvimento inicial de sua startup. O financiamento pelos órgãos governamentais . Como negociar com investidores.
Curso 2 – Formação de mentores
Os mentores são profissionais com experiência empresarial, que foram capacitados na metodologia iCorps e que participam do treinamento das equipes de startups, orientando os outros membros. Durante o curso, uma equipe é formada por pelo menos três pessoas: o empreendedor e o pesquisador, que são internos e um mentor experiente, indicado pelo Instituto iCorps Brasil. A maturidade do mentor complementa o dinamismo e a criatividade dos jovens.
O Instituto já treinou mais de 150 mentores, que estão conectados em Rede. Durante o curso, os mentores se interligam em rede, de modo que cada mentor pode ser auxiliado pelos demais.
Público Alvo:
- Empresários, executivos aposentados e pessoas com experiência, interessados em interagir com novas ideias e doar sua experiência aos novos empreendedores.
- Pessoas do mercado financeiro e outros investidores interessados em participar como acionistas em startups inovadoras e competitivos.
- Pessoas das comunidades interessadas em ajudar os jovens a criar novos negócios de interesse da sociedade local.
Duração:
O curso terá 12 horas de duração, divididos em quatro módulos de três horas cada, assim divididos: duas horas de aula e uma hora de consultoria para grupos.
Descrição do conteúdo:
Semana 1 – Histórico do i-Corps, O papel do Mentor, As Metodologias do Business Model Canvas e do Customer Development
Semana 2 – As etapas do Segmentos de Clientes, Proposição de Valor e Canais
Semana 3 – As etapas do Relacionamento com Clientes, Modelos de Receita e Preço e Parcerias
Semana 4 – As etapas de Atividades, Recursos Principais e Custos; Métricas para Gerenciar as Startups
Curso 3 – Metodologia i-Corps para pesquisadores e alunos das
Universidades e Institutos de Pesquisa, para que possam atuar no processo de
transferência dos resultados das suas pesquisas
Público Alvo:
- Pesquisadores e Inovadores que querem criar novas empresas inovadoras pela transferência do resultado das suas pesquisas.
- Executivos de empresas interessados em fomentar a criação de novas startups externos para resolver problemas de seus clientes, em projetos de maior risco, e alargar o seu portfolio com produtos inovadores.
O curso será uma apresentação e discussão sobre a metodologia do i-Corps , feita em 4 aulas, durante um mês. Este curso ensina aos participantes como promover a transferência dos resultados das suas pesquisas para o setor produtivo através da criação de startups.
Duração:
O curso terá 12 horas de duração, divididos em quatro módulos de três horas por semana, assim divididos: duas horas de aula e uma hora de consultoria para grupos.
Descrição do conteúdo:
Semana 1 – A transferência do resultado das pesquisas acadêmicas através da criação de uma startup ,A metodologia do i-Corps, A formação da equipe da startup, Aspectos legais
Semana 2 – A criação da startup: as metodologias do Business Model Canvas e do Customer Development
Semana 3 – As entrevistas com os clientes e o empreendedorismo baseado em evidencias -Como chegar ao Product x Market fit
Semana 4 – Como financiar a sua startup nas etapas de criação, desenvolvimento e crescimento. Como acessar o capital de risco
Projeto 4 – Como criar a sua Startup
Público Alvo:
Equipes formadas por um empreendedor e um pesquisador que desejam criar uma nova startup. Um mentor externo se integra a equipe durante o treinamento.
O curso será uma apresentação detalhada da metodologia do iCorps, aplicada ao negócio que a startup pretende desenvolver. O treinamento será feito em 8 aulas semanais, com a duração de 3 horas por aula. Este curso ensina aos participantes como as equipes transformam as suas ideias em evidencias, chegam ao Product x Market fit e validam as suas hipóteses antes de investirem tempo e dinheiro na implementação dos seus negócios.
O curso prepara as startups para receber recursos de capital semente, de capital de risco e para realizar parcerias com outras empresas.
Duração:
O curso terá 24 horas de duração, divididos em oito módulos de três horas por semana.
Descrição do conteúdo:
Semana 1 – A transferência do resultado das pesquisas acadêmicas através da criação de uma startup , A metodologia do i-Corps, A formação da equipe da startup, Aspectos legais.
Semana 2 – A criação da startup: as metodologias do Business Model Canvas e do Customer Development. As entrevistas com os clientes e o Empreendedorismo baseado em Evidências.
Semana 3 – O Segmento de Clientes e a Proposição de Valor. Como chegar ao Product x Market fit.
Semana 4 – Relacionamento com Clientes e Canais.
Semana 5 – Modelos de Receita.
Semana 6 – Parcerias.
Semana 7 – Atividades e Recursos Chave, Custos.
Semana 8 – Métricas para Startups, Como financiar a sua startup nas etapas de criação, desenvolvimento e crescimento. Como acessar o capital de risco.
Depoimentos
Depoimento da Gerente de Inovação do CITIC-InovaC, após participação como assistente do Prof. Flavio Grynszpan da primeira edição do curso de capacitação em 2017:
— Após a realização do curso de capacitação de startups, aquelas boas ideias, “apenas”, evoluíram para propostas de soluções ̶ formuladas e reformuladas ̶ exigindo muita empatia em investigações e descobertas sobre necessidades e “dores”, do ponto de vista do cliente potencial e do beneficiário final. Os alunos-empreendedores, que deste primeiro piloto, são pesquisadores, cirurgiões, pós-graduandos, funcionários e colaboradores voluntários dos institutos ICESP, ICr, ICHC, IMREA, IPq, InRad e da FMUSP, apresentaram seus “modelos de negócio” de forma brilhante! — Parabéns, vocês iluminaram o cenário.
Esta foi, sem dúvida, uma experiência de sucesso que nos dá uma amostra da inesgotável capacidade inventiva desses jovens empreendedores, de todas as idades e formações. Eles acabaram de colocar ̶ a líderes, dirigentes e à Instituição como um todo ̶ o grande desafio de não apenas prospectar e incentivar o espírito empreendedor, mas de pavimentar as vias legais, de estabelecer e consolidar os diversos modelos de parcerias público-privadas, para que suas empresas-filha possam nascer, crescer e nos compensar com desenvolvimento econômico e social. A isso chamamos “inovação”.
Dra. Gabriela Ribeiro dos Santos — Gerente de Inovação do CITIC-InovaHC
Realização dos treinamentos em 2021
Neste ano , os cursos serão realizados de acordo com as demandas dos interessados.
Para maiores informações sobre os cursos e inscrições, pedimos que enviem suas consultas para: fgrynszpan@gmail.com